A UNIFAE vive um momento histórico. Depois de ter vários cursos bem avaliados pelo Conselho Estadual de Educação, o mesmo que avalia USP e UNESP, figura agora entre as dez melhores instituições públicas do Estado de São Paulo.

 

A classificação é do respeitado Guia do Estudante. Foram avaliadas 13,4 mil graduações em todo o Brasil, por uma equipe formada por 8.107 pareceristas. A publicação é uma referência para os vestibulandos que buscam uma instituição realmente qualificada.

“Estamos especialmente orgulhosos porque os critérios usados para a classificação refletem a imagem da instituição perante a comunidade acadêmica, ou seja, quem está dando sua chancela à UNIFAE são especialistas no assunto”, comemora o reitor Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten.

 

 

A UNIFAE é uma instituição pública municipal (autarquia) e, como não recebe verba do munícipio, nem tampouco do Estado ou União, todos os seus recursos são provenientes das mensalidades pagas pelos alunos. Diferentemente das instituições privadas, seu objetivo não é o lucro, e os recursos obtidos são integralmente investidos na própria instituição, visando a melhoria da qualidade do ensino e da infraestrutura do Centro Universitário. Atualmente, a UNIFAE oferece 16 cursos de graduação, ministrados por um corpo docente formado por 90% de mestres e doutores; pós-graduação em diversas áreas, e o único curso de mestrado da região.

 

 

Investimentos

 Nos últimos anos, foram investidos mais de 15 milhões de reais na renovação da infraestrutura, paisagismo e acessibilidade, salas de aulas com equipamentos multimídia, compra de equipamentos e montagem de laboratórios de primeira linha. A biblioteca também foi ampliada, tanto nas instalações quanto nos acervos físico e digital.  Sem falar na criação de novos cursos como Engenharia Civil, Engenharia de Software, Farmácia e Medicina. Hoje, o curso de Medicina – que em 2017 ano realiza seu quinto vestibular pela Vunesp – tem alunos de todos os Estados do Brasil. Com a implantação do Ambulatório Médico, que atende cerca de 800 pacientes/mês, reduziu a demanda reprimida de consulta em especialidades médicas da cidade.

Também foram realizados investimentos fora do campus, como a criação do Centro Tecnológico de Engenharia e Pesquisa (CETEP), que abriga laboratórios especializados que atendem as práticas exigidas pelos cursos de Engenharia; a Clínica de Fisioterapia e a nova Clínica do Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicologia – NEAP, que complementam a formação dos alunos enquanto prestam serviços à comunidade.

 

 

Internacionalização

Outra importante conquista foi a composição de parcerias com instituições de diversos países, como Cuba, Canadá, Reino Unido, Portugal, Itália e Austrália, com o objetivo de constituir projetos de intercâmbio e criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para professores e alunos.

A implantação, há cerca de dois anos, de um núcleo do Canadian College na UNIFAE, para ensino da língua inglesa, é um dos resultados deste empreendimento, assim como a participação de alunos como estagiários na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada Rio 2016, os dois maiores eventos esportivos do planeta.

 

 

Esportes

A UNIFAE é a única da região a investir no esporte como parte da formação integral dos seus alunos, criando condições e incentivando a criação de atletas e equipes aptos a disputar torneios universitários.

Ao lado de instituições que tradicionalmente apoiam o esporte – como USP, Unesp, Unicamp, Unip, Mackenzie e Metodista – tem participado dos torneios realizados pela Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe), que classificam para os Jogos Universitários Brasileiros, obtendo vitórias significativas sobre equipes consagradas.

 

Entre 2014 e 2016, atletas da UNIFAE tiveram um excelente desempenho nas modalidades de judô, jiu jitsu, taekwondo, natação e atletismo, totalizando 10 medalhas de ouro, 9 de prata e 6 de bronze em diversos torneios. A atleta paralímpica Amanda Marques, além do ouro obtido em arremesso de peso, em 2016, acaba de conquistar três medalhas de prata nas modalidades de arremesso de peso, arremesso de disco e lançamento de dardos, na edição 2017 dos Jogos Paralímpicos Universitários.

 

Nos esportes coletivos, os times de handebol e basquete vêm fazendo história. Depois de vencer o XIV Torneio Internacional de Handebol Féria de Lãs Flores, disputado em Medellín, na Colômbia, em 2015, a equipe da UNIFAE sagrou-se campeã dos Jogos Regionais em 2017.

Já o basquete tornou-se o único time bicampeão em dois anos seguidos (2014 e 2015) dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), depois de obter a dupla conquista nos Jogos Abertos do Interior, representando a cidade de São João da Boa Vista. O time acaba de conquistar também a edição 2017 dos Jogos Regionais, disputada em Americana (SP).

 

 

Visão de futuro

Unindo competência administrativa e visão do futuro, a UNIFAE vem vencendo todos os desafios para se colocar num novo patamar de progresso e modernidade. Hoje, todo este empenho tem o reconhecimento da comunidade e o aval de especialistas que a credenciam a figurar honrosamente entre as dez melhores instituições públicas do Estado de São Paulo.