Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD

Tem por atribuição o planejamento, a supervisão e a coordenação das atividades de ensino de graduação e sequêncial do UNIFAE, assim como, fomentar a implantação e desenvolvimento da Iniciação Científica.

.

.

.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPEQ

 

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa é um orgão dentro da estrutura acadêmica do UNIFAE que trata do planejamento, supervisão, coordenação e fomento do ensino de pós-graduação, em nível de Lato Sensu, Especialização ou Aperfeiçoamento, Master Business Administration – MBA (lato sensu) e Mestrado ou Doutorado (strictu sensu). é responsável pelas atividades científicas e de pesquisa dos docentes e discentes nas diferentes áreas do saber, como função associada ao ensino, com o fim de ampliar e renovar o acervo de conhecimentos ministrados em seus cursos.

 

 

 

 

.

.

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão – PROEX

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão é um orgão dentro da estrutura acadêmica do UNIFAE que trata do planejamento, supervisão, coordenação e fomento de cursos e projetos relativos à comunidade e extensão.

.

O QUE É EXTENSÃO

A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico, que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como conseqüências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.

Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar, que favorece a visão integrada do social.

.

(Fórum de Pró-Reitores de Extensão)

A política nacional de extensão vem sendo pactuada pelas Instituições de Ensino Superior integrantes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Está expressa no Plano Nacional de Extensão, publicado em novembro de 1999, o qual define como diretrizes para a extensão a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a interdisciplinaridade e a relação bidirecional com a sociedade.

Realizada sob a forma de programas, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço e elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos, a extensão universitária passa por um processo de organização, no qual se insere a implementação de um sistema de informação de base nacional e um sistema de avaliação contínuo e prospectivo.

.

EXTENSÃO NO UNIFAE

Para consecução de sua missão fundamental, a de dar respostas às necessidades da sociedade, optou-se por sistematizar o trabalho de extensão do UNIFAE em consonância com o Plano Nacional de Extensão, de acordo com as seguintes áreas temáticas:

Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão do UNIFAE – PROEx desenvolve ações junto a comunidades sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e produção e publicação, a partir de propostas apresentadas por docentes ou técnicos-administrativos lotados nas diversas unidades acadêmicas.

.

Programa

Conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, de médio a longo prazo, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras ações existentes (cursos, eventos, prestação de serviços e produção acadêmica), inclusive de pesquisa e ensino.

.

Projeto

Conjunto de ações contínuas de caráter educativo, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo bem definido e prazo determinado. O Projeto pode estar vinculado a um Programa (forma preferencial) ou ser registrado como Projeto sem vínculo. O registro de projeto deve ser renovado anualmente.

INCLUI: Projeto de Ação Comunitária, Projeto de Ação Social, Projeto Cultural, Projeto Tecnológico.

EXCLUI: Curso (ou projeto de curso), evento (ou projeto de evento).

.

Curso

Conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, planejadas e organizadas de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal. Inclui oficina, workshop, laboratório e treinamentos. As prestações de serviço oferecidas como cursos devem ser registradas como cursos.

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão – PROEX é responsável pelo desenvolvimento das atividades da Escola de Extensão do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE aprovada pelo CONSU, com o propósito de divulgar e atualizar conhecimentos e técnicas de trabalho, os quais podem alcançar o âmbito de toda coletividade ou dirigir-se a pessoas e instituições públicas ou privadas. Os cursos de extensão são desenvolvidos em nível universitário ou não de acordo com seu conteúdo e se classificam como: 1) Cursos Livres: onde não se exige nenhum grau de escolaridade do aluno; 2) Cursos em nível de ensino fundamental e ensino médio completos, respectivamente; 3) Cursos em nível universitário: para alunos com curso superior completo.

A gestão dos cursos de extensão realiza-se com a intervenção administrativa do Instituto de Pesquisas Econômicas – IPEFAE.

.

Evento

Ação de interesse técnico, social, científico, esportivo e artístico, como: Assembléia; Campanha de Difusão Cultural; Campeonato; Ciclo de Estudos; Colóquio; Concerto; Conclave; Conferência; Congresso; Conselho; Debate; Encontro; Escola de Férias; Espetáculo; Exibição Pública; Exposição; Feira; Festival; Fórum; Jornada; Lançamento de Publicações e Produtos; Mesa Redonda; Mostra; Olimpíada; Palestra; Recital; Reunião; Semana de Estudos; Seminário; Show; Simpósio; Torneio e outros.

.

Prestação de Serviços

Realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional. A prestação de serviços se caracteriza pela intangibilidade (o produto não pode ser visto, tocado ou provado a priori), inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo) e não resulta na posse de um bem. Deve ser registrada a prestação de serviços institucionais realizada pelas clínicas, laboratórios, núcleo de psicologia, e núcleos de acervos universitários, dentre outros, seja de caráter permanente ou eventual. Quando a prestação de serviço for oferecida como curso ou projeto de extensão, deve ser registrada como tal (curso ou projeto).

.

Produção e Publicação

Elaboração de produtos acadêmicos que instrumentalizam ou que são resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, tais como: cartilhas, vídeos, filmes, softwares, CDs, cassetes entre outros.

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão – PROEX acompanha, junto a Reitoria, os programas de extensão, os quais propiciam a articulação entre a graduação e extensão, como por exemplo: a Agência Experimental de Publicidade e Propaganda, responsável pela comunicação publicitária interna e/ou externa da Instituição; a Agência Experimental de Jornalismo, que promove oportunidade aos alunos deste curso para desenvolverem atividades de assessoria de imprensa, fotojornalismo e produção de textos para o site do UNIFAE; e a Empresa Júnior (FAEJ), que oferece aos alunos de graduação dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas a oportunidade de integração das atividades de ensino e extensão.

.

ÁREAS TEMÁTICAS

O que são:

1. Todas as atividades de extensão deverão sempre ser classificadas segundo a área temática. Como grande número desses programas e projetos podem ser relacionados a mais de uma área, propõe-se que sejam classificados em área temática principal (1) e complementar (2).

2. A finalidade da classificação é a sistematização, de maneira a favorecer os estudos e relatórios sobre a produção da extensão universitária brasileira, segundo agrupamentos temáticos, bem como a articulação de indivíduos ou de grupos que atuam na mesma área temática.

3. A denominação das áreas temáticas deverá ser uniforme para utilização em caráter nacional.

4. Os “títulos” das áreas temáticas foram denominados pelo Grupo de Trabalho do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, de modo a tornar o mais abrangente possível a área de atuação. No Encontro Extraordinário do Fórum, em Brasília – dezembro de 1999 – optou-se por oito áreas temáticas.

.

Comunicação

Comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária; rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área.

.

Cultura

Desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; rádio universitária; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; cultura e memória social.

.

Direitos Humanos

Assistência jurídica; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de grupos sociais; organizações populares; questão agrária.

.

Educação

Educação básica; educação e cidadania; educação a distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de educação; cooperação interinstitucional e internacional na área.

.

Meio Ambiente

Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação ambiental, gestão de recursos naturais, sistemas integrados para bacias regionais.

.

Saúde

Promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas.

.

Tecnologia

Transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; pólos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciências e tecnologia; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de propriedade e patentes.

.

Trabalho

Reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho.

.

UNIFAE na Comunidade

Visando incentivar a transversalidade e a interdisciplinaridade nas ações de extensão, a Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, lança o Programa “UNIFAE NA COMUNIDADE” para formar equipes dos Programas Institucionais de Extensão. Professores e estudantes de todos os cursos estarão participando na implantação e execução dos Projetos propostos. Os projetos lançados envolvem os cursos nas áreas de Engenharias, Ciências Biológicas e da Saúde, e Humanas.

.

Projetos Envolvidos:

Ciências Biológicas e da Saúde (Educação Física; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Psicologia)

  • Planejamento Familiar
  • Bixo “Bom de Sangue”
  • Doutores da Alegria UNIFAE
  • Coleta de medicamentos em desuso

.

Engenharias (Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Software; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química)

  • Jogos Digitais como Ferramenta Didática para Desenvolvimento do Raciocínio Lógico
  • Projetos e Manutenção de Instalações Elétricas Residenciais
  • Engenharia Social Unifae
  • Captação de Lixo Eletrônico

.

Humanas (Administração de Empresas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Sistemas de Informação)

  • Preparação para o Primeiro Emprego

.

.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012

.