PROGRAMA APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O PAIC é um programa coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD do UNIFAE e destina-se aos alunos de graduação da instituição, visando estimular sua participação em pesquisas vinculadas às áreas dos cursos de graduação, com orientação pelo quadro de professores da instituição e desenvolvidas no âmbito regional. Os alunos vinculados ao PAIC poderão eventualmente vir a receber bolsas de auxilio seja através da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, mantido pelo Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, bem como, no Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica da FAPESP, ou ainda com o apoio do Programa de Apoio a Iniciação Cientifica do UNIFAE – PAIC ou com apoio do Instituto de Pesquisas Econômicas – FAE – IPEFAE .

 

 

Objetivos:

• Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação nas suas atividades científicas, fortalecendo a integração ensino-pesquisa.

• Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa, introduzindo o jovem universitário no domínio da metodologia científica e da criatividade.

• Qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo formativo de profissionais para os diferentes setores.

 

Perfil do Orientador:

Podem ser orientadores de bolsas PAIC/UNIFAE docentes do UNIFAE, com titulação mínima de mestre, com experiência e produção científica, tecnológica ou artístico-cultural comprovada através de atividades de publicação em revistas ou outros meios especializados, participação em Congressos ou similares, exposições, recitais e outras atividades congêneres, nos últimos cinco anos. Esta comprovação será realizada através da Plataforma Lattes e acompanhada de cópia de certificados, diplomas e outros instrumentos comprobatórios. Será respeitado o limite de solicitação de até 2 (DOIS) bolsistas para cada orientador com titulação de doutor e de 1 (um) bolsista para cada orientador com titulação de mestre. Para apoio dos programas do CNPq e FAPESP serão considerados apenas professores orientadores com titulação mínima de doutor.

 

Perfil do Projeto de Iniciação Científica:

• Ter mérito técnico científico;

• Apresentar viabilidade técnica e econômica;

• Ser vinculado ao projeto institucional;

• Integrar um dos núcleos de pesquisa definidos pela PROPEQ / UNIFAE; (Apêndice 1)

• Conter plano de trabalho detalhado e individualizado do bolsista, com respectivo cronograma elaborado pelo orientador.

 

Perfil do Aluno bolsista:

• Estar motivado para ingressar na carreira científica e apresentar rendimento acadêmico satisfatório;

• Estar regularmente matriculado e ter cursado pelo menos um ano letivo quando do início da vigência da bolsa;

• Demonstrar disponibilidade de dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa, em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo curso durante o ano letivo e de forma intensificada durante o recesso acadêmico;

• Não se afastar das atividades de seu projeto de pesquisa, exceto para a realização de pesquisa de campo, participação em evento científico ou estágio em pesquisa, por período limitado e com autorização expressa da coordenação do PAIC/UNIFAE, após solicitação justificada e endossada pelo orientador;

 

Bolsa de iniciação científica:

As bolsas de iniciação cientifica – IC caracterizam-se por dois tipos: aquelas de bolsista voluntário sem auxilio monetário e aquelas onde fica prevista a concessão de auxilio monetário. Ambas serão concedidas por um período de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogadas por mais 12 (doze) meses, no máximo, com vigência a partir de 1 de março de cada ano letivo. Os pedidos serão avaliados pela PROGRAD e pelo Comitê Científico.

• O valor do auxilio e a quantidade de bolsas de IC de ambos os tipos serão definidos pela Reitoria.

• A quantidade de horas atribuídas ao professor orientador de IC será definida pela Reitoria.

• São considerados impedimentos para a participação no PAIC/UNIFAE como aluno bolsista:

o Estar cursando o primeiro ano do curso quando do início da vigência da bolsa;

o Ter sido bolsista excluído de outro projeto no PAIC/UNIFAE.

 

Normas para elaboração de Projetos de IC:

A responsabilidade pelo projeto é do orientador, mas o candidato deve estar preparado para discuti-lo e analisar os resultados. O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumido, ocupando no máximo 10 páginas, datilografadas em espaço duplo e deve compreender:

 

• Resumo;

• Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;

• Objetivos;

• Plano de trabalho e cronograma de sua execução;

• Material e métodos;

• Forma de análise dos resultados.

• Em Bolsas de IC, quando houver mais de um candidato que participe de um mesmo projeto, é imprescindível o projeto principal com as atividades de cada um dos candidatos.

 

Procedimentos de Inscrição no PIC/UNIFAE:

• Entregar Formulário de Inscrição (anexo 1) na secretaria do UNIFAE na data definida no calendário.

• Declaração de aceitação do projeto de IC e do aluno, por parte do professor orientador (anexo 2)

• Orçamento do projeto (anexo 5)

• Entregar o projeto em 2 (duas) vias e em disquete ou CD, elaborado conforme orientação, no item acima; Os projetos serão encaminhados a PROGRAD que após uma análise preliminar os encaminhará ao Comitê Cientifico do UNIFAE, conforme o calendário a ser publicado no mês de novembro de cada ano letivo.

• Os projetos que envolvam pesquisa com humanos serão encaminhados ao Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFAE e, portanto, deverão conter as exigências definidas no PROTOCOLO DE PESQUISA.

 

Acompanhamento e Avaliação do Projeto:

Alunos, bolsistas e docentes cujos projetos de pesquisa forem aprovados no PAIC/UNIFAE deverão comprometer-se formalmente (Anexo 3) a:

• Apresentar dois relatórios semestrais, sendo o primeiro mediante preenchimento de formulário próprio (Anexo 4) e o segundo, (anexo 4) e relatório final com os resultados do Projeto de IC, podendo ser em forma de artigo, conforme calendário a ser divulgado anualmente.

• Apresentar o trabalho em Encontros de Iniciação Científica;

• Apresentar poster na Jornada de Pesquisa do UNIFAE e publicar o resumo nos Anais da Jornada de Pesquisa do UNIFAE;

• Orientadores e alunos deverão encaminhar o relatório final, em cópia impressa (duas vias) e disquete ou CD (uma via) à Pró-Reitoria de Graduação. Caberá ao Comitê Científico do UNIFAE realizar a análise e julgamento dos trabalhos apresentados, ficando o conteúdo dos mesmos sob responsabilidade do(s) autor(es).

 

Comitê Científico:

O Comitê Científico é composto por professores do corpo docente do Unifae ou de instituição de ensino superior com quem mantivermos acordos de cooperação científica que se manifesta a partir de Parecer de Avaliação (Anexo 6) conforme solicitação da PROGRAD. O Professor Parecerista, selecionado por afinidade de área do conhecimento deverá emitir um parecer sobre os projetos encaminhados para aprovação ou prorrogação e sobre os relatórios de conclusão de projeto de IC no PAIC.

 

Publicação dos Trabalhos:

A publicação dos resultados obtidos pelo bolsista, conforme seu plano de trabalho poderá ser feito nas publicações editadas pelo UNIFAE ou em outras publicações científicas. Os autores devem sempre informar na publicação que o trabalho foi apoiado pelo UNIFAE através do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PAIC .

 

 

 

APÊNDICE 1

 

Os Núcleos de Pesquisa do UNIFAE estão vinculados à Pró Reitoria de Pos Graduação e Pesquisa – PROPEQ e se organizam segundo seus objetivos temáticos, conforme a seguir.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUALIDADE DE VIDA

Objetiva estudar os processos de produção de bens e serviços no âmbito da conservação e das diferentes dimensões da sustentabilidade, desenvolvendo projetos que contemplem as exigências particulares das alternativas de buscas de sustentabilidade e de novas tecnologias; estudar o fenômeno de ordem bio-psico-social pertinente a situação de enfermidade crônica ou aguda com o desenvolvimento projetos que propiciem o bem estar e colaborem na prevenção e reabilitação de condições de saúde (Campos do conhecimento: engenharias, ciências econômicas, administração psicologia, sistemas de informação, educação física, fisioterapia, comunicação social)

 

GESTÃO DE NEGÓCIOS

Objetiva estudar as condições do ambiente sócio-econômico e político com implicações sobre os negócios de pequenas e médias empresas e desenvolver projetos buscando a eficácia de procedimentos e instrumentos de gestão no intuito de propiciar e a transparência das condições e facilitar o empreendedorismo.

(Campos do conhecimento: ciências econômicas, ciências contábeis, administração, comunicação social, sistemas de informação, psicologia, engenharia mecânica e engenharia química e cursos afins)

 

INCLUSÃO SOCIAL

Objetiva estudar as condições de exclusão social, econômica, política e cultural das minorias, principalmente mulheres, jovens e crianças, desenvolver projetos buscando a organização das demandas e propiciar o acesso a bens e serviços e a expressão de potencialidade e necessidades.

(Campos do conhecimento: comunicação social, educação física, fisioterapia, psicologia, sistemas de informação e ciências econômicas, contábeis e administração)

ARQUIVO
TIPO DE ARQUIVO
DOWNLOAD
CRONOGRAMA DE SOLICITAÇÕES E OBRIGAÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PDF
PROTOCOLO PESQUISA – COMITE ÉTICA
MS-WORD
PROTOCOLO DE ENTREGA
MS-WORD
ANEXO 1- FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
MS-WORD
ANEXO 2 – PARECER DO PROFESSOR ORIENTADOR
MS-WORD
ANEXO 3 – TERMO DE COMPROMISSO
MS-WORD
ANEXO 4 – FORMULARIO PARA RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE PESQUISA
MS-WORD
ANEXO 5 – FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO PARA PESQUISA (RESERVA TÉCNICA)
MS-WORD
RELAÇÃO DE PROJETOS, PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS BOLSISTAS
PDF