Títulação: Bacharel em Medicina – Médico

Área: Ciências da Saúde

Período e Horário: Integral

Duração e Carga Horária: 6 anos | 7.607 horas/relógio

Atuação pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde no município de São João da Boa Vista e Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros em São João da Boa Vista.

Internato nas grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Tocoginecologia, Urgência e Emergência, e Saúde Coletiva (Medicina da Família e Atendimento Domiciliar).

Graduação em Medicina, com o título de Bacharel em Medicina, prevê uma carga horária de 7607 h/rel. (internato com 37% da carga horária do curso). Utilização de metodologia de aprendizagem ativa, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Medicina. Os pilares do curso durante as oito primeiras etapas são a Tutoria, as Habilidades Médicas e a Atenção Básica. A Tutoria é composta por módulos temáticos com enfoque na saúde e na doença, com aulas de fundamentação e aulas ilustrativas no Laboratório Morfofuncional. Simultaneamente, as Habilidades Médicas permitem a aquisição de competências e técnicas necessárias à prática médica. Já a Atenção Básica insere o aluno no setor de saúde pública. Nos últimos quatro semestres, o Internato é realizado nas grandes áreas da medicina. Os alunos participam em projetos de iniciação científica, além de atuar em ligas acadêmicas da área de saúde.

Autorização: | Resolução CEPE Nº 09/13

 

 

COORDENADOR DO CURSO:

Prof. Dr. Mário Augusto Rocha – Graduado em medicina pela Univás, especialização e residência médica em Ginecologia E Obstetrícia, mestre em Ciências da Saúde- Medicina pela UNIFESP- EPM e Doutor em Ciências Da Saúde- Medicina pela UNIFESP- EPM. E-mail: marioarocha@ig.com.br – Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4743354708135721

 

 

COORDENADORA PEDAGÓGICA:

Profa. MSc. Anita Bellotto Leme Nagib – Graduada em Fisioterapia pela Universidade José do Rosário Vellano, especialização em Fisioterapia Músculo Esquelética pela Universidade de Ribeirão Preto, mestre em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba. E-mail: anita@fae.br

 

 

OBJETIVOS GERAIS:

Formar médicos capazes de prestar atenção médica integral e ampliada, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, com competências para gestão de serviços de saúde, cuidado individual, cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos.

 

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO: 

O curso está estruturado segundo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais conforme a seguir:

O Modelo Pedagógico do Curso na UNIFAE, o curso de Medicina será desenvolvido em 6 (seis) anos (12 semestres) distribuídos em 2 (dois) anos (4 semestres) compondo o primeiro ciclo de aprendizagem (integrando conhecimentos básicos aos aplicados e aos cenários de práticas relevantes, dando ênfase aos conhecimentos básicos), 2 (dois) anos (4 semestres) no segundo ciclo de aprendizagem (ênfase nos conhecimentos aplicados), e 2 (dois) anos (4 semestres) no terceiro ciclo de aprendizagem na modalidade Internato Médico. Os 8 (oito) primeiros semestres são distribuídos em 8 (oito) Módulos Educacionais Temáticos (1 (um) módulo por semestre). Cada módulo é composto por 5 (cinco) Unidades Curriculares, sendo 3 (três) delas horizontais, de 6 (seis) a 7 (sete) semanas de duração cada uma, e 2 (duas) transversais, que perpassam o semestre todo e duram 20 (vinte) semanas cada uma (IESC e Habilidades). O IESC – Interação em Saúde na Comunidade e as Habilidades Médicas atravessam todo o 1º e 2º Ciclos de aprendizagem, ocorrendo nos 8 (oito) primeiros semestres, constituindo-se, assim, de 8 (oito) Unidades Curriculares cada um. 

 

INFRAESTRUTURA:

 

LABORATÓRIOS

Além dos cenários de aprendizagem, a infraestrutura do curso inclui laboratórios genéricos como os de anatomia, microscopia, biotérios e laboratórios específicos, tais como:

 

 

Laboratório Morfofuncional: É um local de ensino e aprendizagem que integra os conhecimentos das ciências básicas, como anatomia, histologia, patologia, fisiologia e embriologia, pré-clínicas e clínicas. Formado por ampla sala, equipadas com microscópios binoculares e trinoculares, televisores e projetores de imagens em alta definição; laminário com lâminas de histologia e de patologia, peças anatômicas naturais (formolizadas e glicerinadas) e modelos artificiais; peças patológicas naturais (formolizadas e resinadas); banco de imagens radiológicas e negatoscópio.

 

 

Consultório de Habilidades Médicas: É voltado para o aprendizado prático antecipatório, permitindo ao aluno aprender em ambiente seguro com seus próprios erros e experiências. É no Laboratório de Habilidades que os alunos entram em contato com mecanismos e dispositivos que só mais tarde serão utilizados com os pacientes. Dispõe de salas para aulas teórico-práticas, bonecos de simulação, softwares e material de uso médico. Cada uma das salas conta com pia, macas, negatoscópio, armários.

 

 

Laboratório de Aula Prática de Técnica Cirúrgica: Nesse laboratório, os alunos atuam na realização de procedimentos cirúrgicos, na sétima e oitava etapas, que servirão como prática antecipatória para o estágio de cirurgia durante o Internato Médico.

 

 

Laboratório de Simulação: A simulação realística é o mais avançado método de treinamento em ambiente hospitalar. Apoiada por alta tecnologia, que reproduz através de cenários clínicos experiências da vida real, tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. Utilizando simuladores, manequins e atores, em instalações que criam um hospital-virtual, a simulação realística capacita os profissionais em todo o ciclo de atendimento ao paciente: a chegada, procedimentos, resultados, relação com familiares e equipe médica. Nesse ambiente é possível treinar profissionais e equipes em diferentes cenários, inclusive os mais raros e os de maior risco.

 

 

Biotério:  É utilizado para aulas práticas e desenvolvimento de projetos de pesquisa. A manutenção dos animais no biotério obedece a padrões preconizados internacionalmente no que se refere às condições ambientais de alojamento de animais dessa natureza.

 

 

 

Notícias

 


     

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>