Relacionamento com os egressos – Projeto REUNIFAE

O desafio central da Universidade na atualidade é a produção de conhecimento próprio com qualidade formal e política, capaz de promover o desenvolvimento humano sustentável das comunidades onde se insere. O que se torna possível através da concepção da pesquisa como estratégia de geração de conhecimento e promoção de cidadania.

Por outro lado, a sociedade deposita na Universidade a esperança de desempenhar o papel de vanguarda do desenvolvimento, enquanto mediadora das estratégias de emancipação dos povos através da ciência e da tecnologia. Dentro deste contexto, as universidades devem trabalhar articuladas com os diferentes atores sociais que constituem a relação universidade – sociedade, onde distingue-se o egresso como parceiro capaz de efetiva cooperação, contribuindo para o desenvolvimento institucional e regional, numa relação que pressupõe envolvimento, interação, confiança mútua e espírito de pertencimento.

A Universidade é mais do que mera formadora de capital humano, é responsável pelo acompanhamento das ações dos profissionais dela egressos e pela existência de sujeitos que possam efetivamente agir como agentes de transformação social. Dentro deste ponto de vista, ela é formadora de cidadãos que precisam ter competências no “saber fazer” e serem equilibrados e integrados para a vida – no “saber ser” (SANTUÁRIO, 2004; DEMO, 2004).

Visando operacionalizar a relação entre a universidade e a sociedade, sobretudo a relação que aquela processa e mantêm com seus egressos, vistos como atores sociais e propensos parceiros institucionais na geração de conhecimento para o desenvolvimento regional sustentável, a UNIFAE está implantando a REUNIFAE.

Trata-se da associação de egressos que tem como missão resgatar, fortalecer e manter vínculos com os graduados e colaboradores que estejam preocupados em construir uma sociedade mais justa e igualitária, tendo por base os princípios éticos que norteiam a instituição. Como objetivo, a REUNIFAE propõe promover o bem comum no que diz respeito à criação de oportunidades de estudos, desenvolvimento de pesquisas, estabelecimento e manutenção de networking e follow-up do progresso profissional de seus associados.

Para tanto, a UNIFAE convida seus egressos a se cadastrarem no site da instituição, de modo a que se possa viabilizar uma relação estreita e articulada entre universidade e seus alunos formados, procurando manter viva sua história e suas tradições, robustecendo os vínculos entre a Universidade e seus graduados, contribuindo em última análise para as mudanças sociais que se fazem necessárias, cumprindo a missão da instituição enquanto polo de referência regional.