.

Os cursos de educação física do UNIFAE estão de acordo com a diretriz curricular de 2005 do Ministério da Educação para todos os curso de Educação Física do Brasil, quando passa a ser colocada a necessidade de opção pela área de formação entre bacharelado ou licenciatura, já no momento da inscrição no vestibular em Educação Física.

.

Nesse sentido, a formação do bacharel e do licenciado, embora possuam áreas de conhecimento em comum, recebem um tratamento diferenciado visando o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para os distintos campos de intervenção profissional.

.

O curso de LICENCIATURA confere o título de Licenciado em Educação Básica em nível superior e o projeto pedagógico, teve início em 2006 tendo sido aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa do Unifae, através da resolução CEPE/20 de 2005, alterado pelas resoluções CEPE 12 e 25 de 2009, oferecendo 110 vagas sendo 60 no período noturno e 50 no período diurno, no regime seriado semestral e com tempo mínimo de conclusão em 06 semestres. O curso busca a formação de professores para atuação nas diferentes etapas da educação básica (ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio), com uma atuação específica e especializada da Educação Física enquanto componente curricular das escolas da rede de educação básica.

.

O curso de BACHARELADO, teve início em 2006 tendo sido aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa do Unifae, através da resolução CEPE/19 de 2005, alterado pelas resoluções CEPE 11 e 24 de 2009, conferindo o título de Bacharel e oferece 120 vagas no período noturno e 50 no período diurno, no regime seriado semestral e com tempo mínimo de conclusão em 08 semestres. O curso busca a formação de profissionais de Educação Física para atuação em academias, clubes, hotéis, treinamento desportivo visando o desenvolvimento de um estilo de vida fisicamente ativa e saudável, portanto também uma atuação específica e especializada da Educação Física.

.

Ambos são coordenados pelo Prof. Ms. Guilherme Marson Junqueira (guilherme@fae.br) bacharel em Educação Física pela Unicamp, Mestre em educação pela PUCCAMP e doutorando em Educação Física pela UNICAMP.

.

Autorização – Portaria CEE/GP nº 56/98 – DOE de 18/07/1998

Primeiro Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 203/03 – DOE de 24/05/2003

Renovação de reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 111/11 – DOE de 02/03/2011 – prazo: 5 anos

.

Veja aqui o posicionamento do Conselho Nacional de Educação Física sobre as Habilitações de Licenciatura e Bacharelado

Veja aqui Discussão da Legislação sobre as Habilitações de Licenciatura e Bacharelado

.

RECURSOS DIDÁTICO PEDAGÓGICOS: 

Para implantação da estrutura curricular proposta o curso conta com biblioteca, laboratórios de informática, laboratório de anatomia, laboratório de clínicas e laboratório morfofuncional, um complexo esportivo com piscina aquecida, ginásio poliesportivo coberto, sala de musculação e ainda mantém acordo com o departamento municipal de esportes para utilização do campo de futebol, além de toda a infraestrutura do UNIFAE.

.

O Complexo Esportivo é um órgão vinculado ao curso de Educação Física da UNIFAE, com o objetivo geral de promover estudos, pesquisas e atividades físicas em Educação Física nos diversos contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos físicos e psicossociais, visando o avanço do conhecimento científico, a formação dos alunos e o atendimento às necessidades da comunidade na promoção da qualidade de vida.


Licenciatura

.

OBJETIVOS DO CURSO DE LICENCIATURA

.

Objetivo Geral

O objetivo do Curso de Educação Física – Licenciatura – oferecido pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE é transmitir, ordenar, sistematizar e produzir conhecimentos na área da Educação Física a fim de formar o professor competente para contribuir com o aperfeiçoamento da Educação Física Escolar, colaborando para sua interação transformadora na sociedade no sentido do pleno desenvolvimento da cidadania.

.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O Curso de Licenciatura em Educação Física confere em termos profissionais o título Licenciatura Plena conforme Resolução CNE/CP Nº1 de 18/02/2002 que determina as Diretrizes Curriculares, para formação de professores da educação básica em nível superior e Parecer CNE/CES 0058/2004 que permite a divisão do curso de Educação Física em um núcleo de formação básica e um ou mais de formação específica.

O núcleo de formação específica trará o conhecimento identificador do tipo de aprofundamento compreendido como o conjunto de conhecimentos que objetivam o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para a intervenção acadêmico-profissional.

Nesse sentido, o licenciado em Educação Física deve ter criatividade, liderança e ser formado para esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico de natureza técnica, científica e cultural visando possibilitar a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Considerando ainda as características regionais de inserção do egresso, o curso caracteriza-se por oferecer uma formação profissional equilibrada entre conhecimentos específicos e ampliados de forma a garantir competências e habilidades para uma atuação profissional diversificada.

  • O Licenciado em Educação Física é direcionado para a sua atuação junto ao segmento escolar institucionalizado da organização social, mais especificamente da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), para atuar no planejamento, implantação e avaliação de programas do componente curricular Educação Física conforme a legislação específica.

 

AUTORIZAÇÃO

Autorizado pelo Parecer CEE nº 346/98, DOE de 11/07/98-Seção I – p.52, na antiga forma de graduação conjunta do licenciado e bacharel em 04 anos, teve seu início em 1999; como curso de licenciatura para professores da Educação Básica em nível superior, terá início em 2006 tendo sido aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa do Unifae através da resolução CEPE/20 de 2005 e renovação de reconhecimento pela Portaria CEE/GP nº 111/11 – DOE de 02/03/2011 – prazo: 5 anos. Oferece 110 vagas sendo 60 no período noturno e 50 no período diurno, no regime seriado semestral e com tempo mínimo de conclusão em 08 semestre e máximo de 14 semestres.

.


Bacharelado

.

OBJETIVO DO CURSO DE BACHARELADO

.

Objetivo Geral

O objetivo do Curso de Educação Física – Bacharelado oferecido pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE é transmitir, ordenar, sistematizar e produzir conhecimentos na área da Educação Física a fim de formar profissionais competentes para contribuir para o aperfeiçoamento do treinamento desportivo e qualidade de vida, áreas da Educação Física, colaborando para sua interação transformadora na sociedade no sentido do pleno desenvolvimento da cidadania.

.

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O Curso de Educação Física confere em termos profissionais o titulo de bacharel conforme legislação em vigor. Nesse sentido, o bacharel em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável (RESOLUÇÃO CNE/CES 7 de 31 de março de 2004).

O Curso de bacharelado em Educação Física confere em termos profissionais o título bacharel em Educação Física.

 

AUTORIZAÇÃO

Autorizado pelo Parecer CEE nº 346/98, DOE de 11/07/98-Seção I – p.52, na antiga forma de graduação conjunta do licenciado e bacharel em 04 anos, teve seu início em 1999; e como curso de Bacharelado em Educação Física, conferindo o título de Bacharel conforme Resolução CNE/CES Nº7 de 31/03/2004, terá início em 2006 tendo sido aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa do Unifae através da resolução CEPE/19 de 2005 e renovação de reconhecimento pela Portaria CEE/GP nº 111/11 – DOE de 02/03/2011 – prazo: 5 anos. Oferece 120 vagas no período noturno e 50 no período diurno, no regime seriado semestral e com tempo mínimo de conclusão em 08 semestres e máximo de 14 semestres.

.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Bacharel em Educação Física, por sua vez, estará preparado para atuar de forma plena na área esportiva como técnico esportivo, preparador físico de atletas, atuação em clubes, academias, hotéis e saúde. É ele também, que está habilitado, a atuar em centros de pesquisas e laboratórios de fisiologia, desenvolvendo investigações científicas na área de desportos e exercícios.

 

.

.

 

Notícias

 


     

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>