O software desempenha um papel central em quase todos os aspectos da vida cotidiana. Está presente em instituições governamentais, bancárias, financeiras, educacionais; no setor de transporte; em entretenimento; na medicina; nas telecomunicações; setor agrícola e outros. Os produtos de software permitem solucionar problemas de maneira mais eficaz, facilitando assim a vida das pessoas tanto em sociedade quanto em empresas.

 

A Engenharia de Software é fundamentada na Ciência da Computação e Matemática e se dedica aos problemas práticos do desenvolvimento de software.

 

O Engenheiro de Software atua em industrias de desenvolvimento e manutenção de software; industrias de computadores e dispositivos eletrônicos; setores de tecnologia da informação de instituições públicas e privadas; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; ambientes colaborativos de desenvolvimento de software, dispersos geograficamente. Também pode ser autônomo, em empresa própria ou serviços de consultoria.

 

Devido ao papel desempenhado pelo software, descrito anteriormente, o objetivo deste projeto pedagógico é apresentar a proposta de criação do curso de Bacharelado em Engenharia de Software. Este curso vem atender às expectativas globais da crescente demanda de profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) (BRASSCOM, 2015).

 

A proposta do curso de Engenharia de Software é também resultado de diversas discussões entre pró-reitores e professores dos cursos de Sistema de Informação e Engenharia de Computação do Centro Universitário das Faculdades Associadas – UNIFAE.

 

Na elaboração deste projeto pedagógico cuidou-se em atender à premissa de que a habilitação em Engenharia de Software visa formar um Engenheiro de Software pleno, com capacidade de envolver-se nas diversas áreas da Computação. Para tanto, será proposto, de maneira gradativa, um elenco de disciplinas que possibilitem uma base sólida de conhecimentos de modo a potencializar especializações posteriores e um aprendizado continuado.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Os futuros engenheiros serão orientados para a solução de problemas, mediante o uso de tecnologias computacionais e de programas que comandam o hardware, a executar as tarefas necessárias (software) e de métodos que a ciência e a experiência dos homens acumularam ao longo do tempo. Desta maneira concebe-se o curso de Engenharia de Software da UNIFAE como instrumento básico para capacitação e habilitação de profissionais com sólidos conhecimentos na área da Computação, visando o projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais eficientes.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O perfil profissional, a ser formado neste curso, apresenta as características de multidisciplinaridade exigidas, atualmente, pelas empresas e pela sociedade.  Tendo como alicerce uma sólida formação básica, o futuro engenheiro de software poderá se adaptar rapidamente, mediante a própria experiência, ou por educação continuada, em novas metodologias e tecnologias para o desenvolvimento de software com qualidade. Considerando-se os aspectos pessoais espera-se que os egressos possam:

– Atuar de maneira crítica e reflexiva no enfrentamento dos problemas e demandas da sociedade, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e éticos;

– Atuar em equipe de forma harmônica no desenvolvimento de projetos e produtos.

 

Considerando-se os aspectos cognitivos e tecnológicos espera-se que os egressos possam:

– Atuar na construção e manutenção de software, e nos seus respectivos processos;

– Elicitar, analisar, modelar, especificar, validar e gerenciar requisitos de software;

– Projetar software, incluindo modelagem, análise e avaliação da qualidade, princípios, estilos, métodos, modelos arquiteturais e padrões de projeto;

– Planejar e executar atividades pertinentes à qualidade de software, incluindo verificação, validação, revisões, inspeções e teste;

– Gerenciar projetos de softwares;

– Realizar pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica;

– Considerar de fundamental importância a inovação e a criatividade e que entendam de perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

 

 Funções que os egressos poderão exercer no mercado de trabalho

No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e aperfeiçoamentos realizados, os egressos deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de execução, gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, pesquisador, professor, dentre outras):

– Desenvolvimento de Sistemas de Software;

– Manutenção de Software;

– Reengenharia de Software;

– Gerenciamento de Configuração e Engenharia de Software;

– Desenvolvimento de Métodos e Ferramentas da Engenharia de Software;

– Desenvolvimento e Gerenciamento de Banco de Dados;

– Planejamento e Controle de Qualidade de Software;

– Especificação e Projeto de Integração de Sistemas Automatizados;

– Especificação, Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de

– Informação;

– Ensino e Pesquisa.

 

 

 
 
risco_separacao
 
 

VESTIBULAR UNIFAE 2018

 
 

– Vestibular UNIFAE 2018, prova dia 22 de outubro (exceto medicina).

Clique aqui fazer sua inscrição.

 
 
 

.

.

.

UNIFAE TV

risco_separacao
 


 
 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS >>>

 

NOTÍCIAS UNIFAE

risco_separacao
 

  

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>